quinta-feira, 30 de abril de 2009

Terapia Ocupacional e a Saúde Mental....

No Doente Mental, as avd’s ficam prejudicadas devido ao déficit de atenção, concentração, tolerância, memória, seqüência lógica e habilidades manuais, abrindo espaço para o manuseio de recursos artísticos com finalidades terapêuticas.
O ambiente (setting) onde serão trabalhados tais objetivos, é de fundamental importância para o sucesso do mesmo. Na dinâmica deste setting, devem ser observados minuciosamente, as expressões faciais, verbais e materiais, que são de grande valia para a formulação das trilhas associativas. Nestes momentos acrescenta-se a possibilidade de mostrar sentido e significado, que têm sido buscados através da observação das atividades.
A atividade expressiva utilizada pela Terapia Ocupacional pode de início causar angústia com o resultado, devido a representação do íntimo do indivíduo, trazendo a tona, conflitos muitas vezes desconhecidos pelo próprio.
A Terapia Ocupacional vê o homem com um todo, biopsicosocialmente, portanto, o seu conhecimento compreende um jogo entre o que é sentido e o que é pensado.
Dentre tantas atividades, a Terapia Ocupacional obtém melhores resultados com o Doente Mental através das atividades expressivas e artísticas por possibilitarem a tentativa da representação dos sentimentos, sem a presença da linguagem verbal. O homem consegue sua reestruturação, através da modelagem, em suas tentativas de moldá-la, ao se identificar com a matéria.
As atividades por si só são terapêuticas, mas cabe ao terapeuta selecionar e analisar o que cada uma proporciona, e aplicá-las de acordo com as necessidades do cliente.
Terapia Ocupacional é atividade de maneira geral, não resume-se a auto-expressivas, mas na doença mental, é a mais eficaz. A atividade artística proporciona a auto-expressão, por mobilizar sensibilidade e criatividade, que são particulares em cada um.
Em muitos casos, a comunicação verbal com doentes mentais, tem o mínimo de possibilidades de êxito, favorecendo a fundamentação da Terapêutica Ocupacional por utilizar atividades que permitam a expressão de vivências não verbalizáveis.


Dra. Érika Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário