terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Visão do Terapeuta Ocupacional na Educação Especial e Inclusão Social Como Uma Garantia de Cidadania

Especial e Inclusão Social

Resumo:

O trabalho foi desenvolvido por pesquisa bibliográfica, teórica e levantamento histórico, com o objetivo de pesquisar a importância da Educação Especial e a Inclusão Social. O presente trabalho baseia-se na idéia universalmente aceita de que a Educação Especial destina-se a educandos que necessitam de assistência particular no processo de sua aprendizagem e desenvolvimento, aplica-se principalmente àquelas pessoas que se distanciam da normalidade, por retardo mental, e ainda, por distúrbios específicos da aprendizagem ou devido à carência cultural.
Os serviços da Educação Especial reúnem três elementos fundamentais para seu desenvolvimento, que são abordados neste o trabalho.
Este trabalho desenvolverá os métodos utilizados na Educação Especial, e no trabalho de Inclusão Social destas pessoas, bem como o preconceito da sociedade, perante esses educandos com necessidades especiais.
Ocorre a descrição de uma classe especial, a classificação gradativa de deficiência mental, bem como suas definições.
A importância da família e dos profissionais da saúde na readaptação desse deficiente, bem como sua reintegração ao convívio social.

INTRODUÇÃO:

Percebe-se diante das políticas educacionais atuais, que existe uma grande preocupação governamental em prol das pessoas portadoras de deficiência. Prova disto é a inclusão. Na literatura, vastas publicações sobre o tema têm sido divulgadas. O que vislumbramos são grandes esforços para que a deficiência deixe de ser tratados com estigmas, a fim de que oportunidades reais de vida em comum sejam alcançadas.
Infelizmente, há o descaso dos progenitores, que deixam de fazer exames pré e pós-natais, retardando o início de tratamentos, ou até mesmo de evitar as doenças. Se esses exames fossem realizados, com certeza, evitar-se iam muitas doenças e os tratamentos seriam mais eficazes. Assim, o que vemos é um grande contingente de escolas especializadas sendo criadas, devido a situações de risco que poderiam ser evitadas. Por outro lado, graças a estas mesmas escolas a inserção do deficiente na sociedade e acima de tudo, o seu bem-estar tem sido proporcional.
Dentro da filosofia em que se fundamentam os direitos humanos é evidente que todos tenham as mesmas oportunidades, para assim, alcançar sua independência social e econômica e poder integrar-se plenamente na vida comunitária. Por conseguinte, as mesmas oportunidades oferecidas pela sociedade às "pessoas normais" devem ser extensivas aos educandos com retardo mental, com transtornos auditivos ou visuais, com distúrbios emocionais ou sociais e, ainda, com problemas específicos de aprendizado escolar ou de carência cultural.
Tais direitos vêm constituindo desafios à sociedade e seus sistemas educacionais, devendo contar com meios especializados que permitam adequar estes recursos, facilitando o desenvolvimento real e integração social.
A Educação Especial surge da necessidade do desenvolvimento dessas atividades educacionais voltadas especificamente às pessoas com distúrbios emocionais, sociais e deficiências fisiológicas, psicológicas e mentais.
De acordo com estudos desenvolvidos, vê-se que para o desenvolvimento da Educação Especial são necessários elementos básicos que garantam a qualidade e eficiência da mesma.
Não só é necessária a Educação, como também a preparação psicológica para que o indivíduo reconheça-se capaz e igual aos outros, perante a sociedade.
Infelizmente uma parte da sociedade não entendeu a idéia de igualdade de oportunidades educacionais. Há pessoas que não são capazes de notar toda a gama de diferenças individuais que existe entre os escolares. Alguns acreditam que o professor de turma regular é capaz de tratar eficazmente às necessidades de todos os alunos, até mesmo os que possuem um sensível desvio de normalidade. Outros negam que atitudes negativas, como chamar a atenção entre os outros, por parte dos professores, possam tornar a criança excepcional rejeitada dentro da escola e do convívio dos colegas. Há ainda aqueles que defendem a tese de que os programas escolares devem ser idênticos para todas as crianças, pois, ajudam a superar as desigualdades econômicas e sociais.
Estes são alguns dos problemas filosóficos e dificuldades que a Educação Especial e a Inclusão Social enfrentam.
O principio orientador do processo educacional é aquele que projeta um programa escolar em que cada criança tenha oportunidade de trabalhar segundo o seu próprio nível e de progredir tão rapidamente quanto suas características de aprendizagem possam permitir, e ao superdotado a educação deve leva-lo a uma alta realização pessoal, oferecendo-lhe oportunidades mais amplas e muito estímulo.
De acordo com a atualidade, onde os Terapeutas Ocupacionais vêm se destacando no estudo da Educação Especial, este trabalho tem por objetivo esclarecer dúvidas e eliminar preconceitos sociais de tempos passados.
desenvolvimento
A) Educação Especial e Inclusão Social.
A Educação Especial surge da necessidade do desenvolvimento de atividades educacionais especiais; estas atividades são desenvolvidas as pessoas cujos padrões são considerados excepcionais, são excepcionais aqueles que:
vSuas características físicas, neuromusculares, corporais, aptidões de comunicação epsicológicas se diferem acentuadamente da maioria.
vQue não conseguem um progresso desejável em sala de aula, por não se ajustarem aos programas escolares comuns.
vNecessitam de educação especial para atingir um nível compatível às suas aptidões.
Segundo Dunn, para ocorrer a Educação Especial são necessários três elementos básicos como: profissionais (professores, orientadores, terapeutas, e outros) que tenham treinamento adequado, ou seja, possuam técnicas especiais para cada tipo de criança excepcional; Conteúdo do currículo especial, principalmente para os retardados mentais, público alvo deste trabalho; Recursos onde material extra de biblioteca, livros de fácil vocabulário e de alto interesse.
Para que ocorra eficácia no ensino especial é necessário que os profissionais tenham conhecimento práticos sobre outras áreas, garantindo uma orientação completa a diversidade de tipos de crianças excepcionais.
A educação especial nem sempre foi considerada desta forma, no começo do século passado as crianças recebiam uma educação em comum quer fossem atendidas suas necessidades quer não.Mas conforme Zedler, hoje o poder público tende a estabelecer que a criança excepcional tem direito a uma educação de acordo com suas necessidades.
"A igualdade de oportunidade educacional só é alcançada quando é proporcionado a cada um meios de se desenvolverem segundo seus ritmos de aprendizagem", segundo Dunn. Na verdade esta oportunidade é melhorada aproximando da ideal.
Como este trabalho destina-se a educação especial para deficientes com retardo mental, vale salientar que existem dois tipos de deficientes mentais a serem estudados e desenvolvidos projetos de ensino especial. São eles:
vDeficientes com retardo mental educável: são aqueles com QI entre 50 e 75 que tem dificuldades na aprendizagem escolar, oscilando entre 60 a 80 quando seu desenvolvimento intelectual se aproxima de 8(oito) a 12(doze) anos de maturidade, começando a possuir a capacidade de alfabetização, chegando a tornar-se social e economicamente independentes quando adultos, e
vDeficientes com retardo mental treinável: são aqueles com QI entre 30 e 50, oscilando entre 40 e 60. Espera-se que desenvolvam apenas as habilidades elementares de cuidados pessoais, socialização e comunicação oral, por sua maturidade chegar entre 4(quatro) a 8(oito) anos, impedindo sua alfabetização.
Este grupo necessita de ajuda social e proteção por toda vida.
Por isso Dunn enfatiza muito que "o princípio orientador do processo educacional é aquele que projeta um programa escolar em que cada criança tenha oportunidade de trabalhar segundo seu próprio nível e de progredir tão rapidamente quanto suas características de aprendizagem permitir."
A Constituição Federal de 1998, em seu artigo 206, garante a igualdade de condição para o acesso e a permanência na escola para educandos com necessidades especiais: a educação como direito de todos é dever do Estado e da família(art. 205) e deve estender-se também ao atendimento educacional especializado, quer dizer aos deficientes, preferencialmente na rede regular de ensino. Isso quer dizer que , quando pensamos na formação do educador, devemos também pensar em uma escola que dê a todos uma mesma formação básica, uma vez que neste momento histórico o que queremos formar em primeiro lugar é o professor qualificado, o profissional preparado para lidar com o aluno, seja ele normal ou deficiente.
É necessária a criação de serviços educacionais especiais no sentido de desenvolver o máximo da capacidade do deficiente, para tanto é necessário observar os seguintes esclarecimentos:
vAbaixo da média: significa que os resultados obtidos por uma pessoa, em uma medida padronizada do funcionamento intelectual geral, situam-se na baixa margem de 16% da população de sua idade;
vFuncionamento intelectual geral: significa que o individuo foi avaliado por instrumentos, ou testes, cuja esfera de ação é suficiente para examinar muitos traços mensuráveis da inteligência;
vPeríodo de desenvolvimento: nesta definição entende-se desde a concepção até 16 anos;
vMaturação: refere-se ao coeficiente de seqüência do sentar, engatinhar, ficar de pé, andar, falar, formar hábitos e interagir com companheiros do grupo em nível aceitável, indicado pela lentidão na aquisição de tais aptidões;
vAprendizagem: refere-se a facilidade com que o conhecimento é assimilado em função da experiência;no caso do deficiente há precariedade do desempenho acadêmico.
vAjustamento Social: refere-se à capacidade do individuo em relação a sua auto-suficiência e à sua manutenção em um emprego. Durante os primeiros anos escolares o termo refere-se à capacidade de relacionar-se com os companheiros de seu grupo de idade, com crianças mais novas, pais e outros adultos.
Através da ausência ou déficits cognitivos que podem ser otimizados e, portanto passíveis dos trabalhos terapêuticos. Os déficits de funcionamento são:
§Os deficientes mentais desconhecem seu próprio conhecimento; eles se sentem capazes a aprender como qualquer outra criança dita "normal" é interessante, pois eles desconhecem suas próprias limitações, crendo que são capazes de fazer qualquer coisa.
§Suas estratégias de aprendizagem são quase nulas, não conseguindo majorar sua aprendizagem e suas experiências; o aprender a aprender é nulo.
§A aprendizagem ocorre a contento, a medida que é rotineira e mecanizada. Em ocorrendo mudanças, os resultados serão negativos.
Segundo Solange Ferreira (Aprendendo sobre deficiência mental), o excepcional é o indivíduo cujas características físicas, mentais, emocionais ou sociais, possuem um desvio da norma, em determinado grau, sendo assim a diferença entre o indivíduo normal e o excepcional é apenas em grau, e grau é apenas uma questão de comparação. Diz também que suas necessidades educacionais e psicológicas básicas são da mesma natureza, e que é o contexto social em que o indivíduo está inserido que faz as relações de excepcionalidades. Sua grande preocupação é a de não rotulá-lo, mas leva-lo a um desempenho mais próximo do conceito de normalidade, oferecendo a ele formas e condições de vida diária parecidas dos demais indivíduos da sociedade.
Na comparação geral vê-se que o diagnóstico de deficiência mental é único e que a própria sociedade é quem define o grau de normalidade dos indivíduos, por exemplo, numa sociedade primitiva, onde se necessitava muito mais da força braçal que do cálculo e da escrita, uma pessoa com retardo mental não era considerada deficiente perante aquela sociedade. Por isso aí está a despreocupação da sociedade primitiva quanto a Educação Especial.
Como atualmente a maioria dos trabalhos à disposição dos indivíduos sociais estão ligados à atividades intelectuais, a sociedade sente essa diferença em seu contexto, estabelecendo assim um grau de normalidade, e àqueles que se diferem, tem suas dificuldades classificadas em graus, para que possa ter uma assistência mais ampla e objetiva..
As causas da deficiência mental são inúmeras e podem ocorrer antes (pré-natal), durante (peri-natal) e depois do nascimento (pós-natal).
Causas pré-natais podem ser de natureza genética (alteração do nº de cromossomos) e ambiental (rubéola, tabagismo, desnutrição da mãe).
Causas peri-natais são aquelas causadas pelo parto, parto demorado, bebês com cordão umbilical enroscado no pescoço, tais situações podem levar à falta de oxigênio necessário ou à hemorragia cerebral, levando, conseqüentemente ao atraso no desenvolvimento motor, mental e da fala.
Causas pós-natais são aquelas causadas por doenças, desnutrição do bebê, abandono infantil, doenças infecciosas.
Para Solange além dos deficientes mentais são classificados não só como educáveis e treináveis, mas também como:
vDeficientes com retardo mental sub-treináveis: aqueles com QI entre 25 a 39, que possuem um grande atraso no desenvolvimento global e necessita de uma estimulação intensa e constante, sua comunicação fica desenvolvida em gestos ou meias palavras, quando adulto realiza rotinas diárias somente com supervisão direta e constante.
vDeficientes com retardo mental dependente: aqueles com QI abaixo de 25, que apresenta grande prejuízo no desenvolvimento global, necessita de ajuda para se alimentar e com cuidados pessoais.Suas reações podem ser tanto de tranqüilidade como de agressividade, devendo ser assistido constantemente por enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos entre outros profissionais, para garantir seu bem estar físico.
É de muita valia o complemento quanto a classificação exposta por Solange Ferreira, pois classificando em apenas dois graus, àquele indivíduo cujo grau de deficiência situa-se entre um e outro, tem seu desenvolvimento prejudicado, porque as atividades a ele proposta pode não ser eficiente ao seu potencial de aprendizagem, já sendo classificados em quatro graus de deficiência, pode-se preparar um programa de trabalho mais específico e completo para cada um, proporcionando um eficácia maior .
Vale salientar que cada indivíduo tem sua dificuldade, não podendo assim, ser elaborado um planejamento único de Educação Especial, para tanto é necessária à especialização e o esforço dos profissionais ligados a esta área.
A Educação especial é protegida pela Lei 5692/71 artigo 1º, onde temos o seguinte:
"Estabelecer ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento da auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania".
Atualmente a Escola Especial é denominada de "Centro Integrado de Educação Especial", e tem por objetivos:
a.Promover o bem-estar, o ajustamento bio-psico-social e a integração na comunidade.
b.Orientar as famílias, visando a sua participação ativa no desenvolvimento de seu filho.
c.Informar a comunidade sobre a Deficiência Mental e seus portadores, visando a conscientização e facilitação da convivência entre estes indivíduos e os normais.
d.Estimular os estudos e pesquisas relativas ao problema da Deficiência Mental e seus portadores.
Estes Centros de Educação Especial tem alguns setores de acompanhamento que estão divididos em:
a.Estimulo Essencial: é realizado com crianças entre 0 a 3 anos de idade cronológica, facilitando seu desenvolvimento potencial.
b.Serviço Social: informa e orienta a família.
c.Médico: faz as triagens e avaliações periódicas relacionadas as aspectos físico(presença de deformidades) e neurológicos(déficits sensoriais, motores e de coordenação).
d.Educação Física: ajudando no desenvolvimento anatômico-funcional do organismo bem como sua readaptação.
e.Psicologia: Orienta e apóia os pais, realiza avaliações e reavaliações periódicas quanto ao desenvolvimento deste indivíduo.
f.Pedagogia: orienta o processo de aprendizagem e realiza treinamentos individuais.
g.Fisioterapia: Procura normalizar o tônus muscular, adequar a força, muscular através de um desenvolvimento máximo da capacidade física do individuo.
h.Fonoaudiologia: Visa desenvolver o sistema funcional da linguagem e as atividades lingüísticas.
i.Terapia Ocupacional: Elabora atividades específicas ao educando, para que ele atinja o máximo de independência possível.
j.Profissionalizante: proporciona oportunidades diversificadas de trabalhos, adequadas às habilidades de cada um.
Estruturado desta forma o Centro Integrado fornece perspectiva de atendimento multidisciplinar, garantindo que o desenvolvimento humano ocorra de forma harmônica e integrada nas áreas física, motora, social, cognitiva e da linguagem.
O aluno submetido a uma avaliação e encaminhado, é inserido em uma classe especial com recursos educacionais caracterizados pela organização, currículo e objetivos ajustados ao tipo e grau de excepcionalidade, que funciona em um estabelecimento regular, sob responsabilidade de um professor especializado, onde o que muda são as estratégias e os recursos de ensino utilizados.
Por ser um processo integral, flui desde a estimulação essencial, que promove o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, conduta típica ou alta habilidade que abrangem os diferentes níveis e graus do sistema de ensino; é fundamentado em referências teóricas e práticas compatíveis com as necessidades específicas.
A integração social é o objetivo principal da classe especial, pois proporciona ao educando condições de melhorar o seu desenvolvimento global, integrando-o a sociedade.
Quando é diagnosticada a deficiência mental da criança, toda a família sofre várias conseqüências, sejam elas dificuldades concretas de como cuidar, descrédito e discriminação social estendidos a todos os envolvidos. Assim não só a criança deficiente mental, mas toda a sua família acaba sendo alvo de discriminação e isolada do convívio social.
Grande é a trajetória da família pelos médicos, tratamentos e escolas especiais. Os pais sentem a necessidade de ter opiniões de médicos diferentes, comparando, discutindo e refletindo, para decidir qual a melhor maneira de encaminhar a criança para o atendimento adequado.
Conforme os pais vão sendo orientados, vão reconhecendo a necessidade de mudanças na organização familiar, desde rotina diária, até replanejamento das aspirações futuras e adquirindo um equilíbrio duradouro.
Como pode ser observado, o preconceito nasce na própria família desde o diagnóstico, mas o preconceito deve existir inicialmente, para que os pais possam recorrer a profissionais que possam orientá-los e ajudá-los na educação do seu filho deficiente.
É de muita valia o complemento quanto a classificação exposta por Solange Ferreira, pois classificando corretamente os graus de deficiência, pode-se preparar um programa de trabalho mais específico e completo para cada um.
Vale salientar que cada indivíduo tem sua dificuldade não tendo assim um planejamento único para Educação Especial, para tanto é necessária à especialização dos profissionais ligados a esta área.
Conclusão
Como a deficiência mental refere-se ao funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, que coexiste com falhas no comportamento adaptador e que se manifesta durante o período de desenvolvimento, surge-se a necessidade de elaboração de um programa de Educação Especial.
Ao se desenvolver a Educação Especial, percebe-se que a aprendizagem refere-se a facilidade com que o conhecimento é assimilado em função da experiência, pois no caso do deficiente há precariedade no desempenho acadêmico, já o ajustamento social: refere-se a capacidade do indivíduo em relação à sua auto-suficiência e à sua manutenção em um emprego.
Durante os primeiros anos escolares o termo refere-se à capacidade de relacionar-se com os companheiros de seu grupo de idade, com crianças mais novas, pais e outros adultos.
O grande ponto da deficiência mental são os déficits de funcionamento, ou seja, onde há ausência ou déficits cognitivos que podem ser otimizados e, portanto passíveis dos trabalhos terapêuticos.
Outra dificuldade encontrada no ensino é no que refere a infantilização das palavras aos deficientes, não se considera a idade real do individuo, sempre é tratado como bebê, visto que sua aparência frágil e limitada colabora para isso. Este afeto dever realmente existir, visto que é uma questão básica para o desenvolvimento pleno de qualquer individuo. Entretanto, com este procedimento reprime-se o potencial social do individuo bem como a melhoria de qualidade de vida, é onde surge o preconceito familiar e social.
Na atualidade trabalhos desenvolvidos por Terapeutas ocupacionais, que incluem atividades recuperativas baseadas no cotidiano, permitem com que o deficiente atinja o máximo de independência possível, garantindo sua inclusão social.
O que precisa ser percebido é que a construção da inteligência do portador de deficiência mental é similar às crianças ditas "normais", porém, num processo mais lento.
Percebe-se que a dependência do deficiente é real, mas precisa ser gradativamente reduzida por intermédio de novos métodos de ensino com a qualificação dos educadores, adequação nos transportes para que os mesmos possam se deslocar, e principalmente a conscientização social para sua adaptação e desenvolvimento.
Com base nos conhecimentos adquiridos em terapia ocupacional, pode-se acompanhar a evolução no tratamento direcionado a reintegração dos portadores de deficiência mental, por intermédio de atividades do cotidiano que são incluídas na recuperação do mesmo, conscientizando-o, e a sua família também, da importância do convívio social para sua melhoria e desenvolvimento na questão da higiene pessoal, habilidade motora e comunicação.
Através do trabalho desenvolvido com terapeutas ocupacionais observa-se uma mudança significativa de aprendizado e facilidade de reintegração desses deficientes, possibilitando sua interação na escola, na família e no seu convívio social.
Por intermédio de oficinas de trabalho, o deficiente tem a oportunidade do aprendizado para posteriormente poder atuar profissionalmente.
A Educação Especial precisa, antes de tudo, definir-se quanto à sua concepção de sujeito, de mundo, de sociedade, de deficiência, de eficiência, de desenvolvimento e aprendizagem, para poder conhecer mais e melhor sobre as características das crianças e jovens que nela estão e dela esperam um papel crucial no desenvolvimento cognitivo. Só assim, a educação especial deixa de ter caráter assistencialista, de "passa tempo", para ajudar a tornar indivíduos integrantes da história e da sociedade.
No que diz respeito a inclusão, não se pode deixar de mencionar a formação profissional do educador. Este nos parece mais um dos entraves para a efetiva consolidação da inclusão dos portadores de deficiência no ensino regular, devido ao despreparo destes profissionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ECHEVERRIA,Sara Pain Haydee. Psicopedagogia Operativa: Tratamento Educativo da Deficiência Mental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 131 p.
DUNN, Lloyd M.Crianças Excepcionais: Seus Problemas, Sua Educação. Rio de Janeiro: Livro Técnico S/A, 1971. 213 p.
QUEIROZ, Aidyl M. de; RAMOS, Ruan Pérez. Educação Especial: Modelos de Serviços para Educando com Retardo Mental. São Paulo: Tipografia Cruzeiro S/A, 1976. 259 p.
FERREIRA, Solange Leme.Aprendendo Sobre Deficiência Mental: Um Programa Para Crianças. São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 1998.137 p.

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